O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, disse hoje, na Graciosa, que uma das primeiras conclusões a extrair do Fórum Saúde 2030 “é a necessidade da reestruturação do Serviço Regional de Saúde” de uma forma ”o mais alargada possível”.
Na terceira sessão do Fórum, tida esta manhã em Santa Cruz da Graciosa, Clélio Meneses colocou a tónica no “consenso”, e considerou que “o consenso positivo, que tem de se gerar à volta da saúde, tem de ser despido de quaisquer tipos de preconceitos, de qualquer ordem ideológica, partidária, social, geográfica”.
Na perspetiva do governante, “deve haver como que pactos de regime” para se poder reestruturar a saúde e intervir em saúde “de uma forma mais abrangente, despida de questões meramente conjunturais, de questões de pressão imediata, de necessidades de resolver problemas que vão surgindo, e em que, muitas vezes, infelizmente, o setor da saúde tem sido envolvido”.
“Também esta reflexão serve para construir o Plano Regional de Saúde, que está sob a responsabilidade Doutor João Sarmento, um dos nossos oradores. Um plano de saúde para a década, para definirmos conceptualmente e estrategicamente o que se pretende da saúde na região”, sustentou.
O Secretário Regional disse ainda que a necessidade de intervir no Plano Regional de Saúde “de uma forma estratégica, também resulta da constatação de que, dos 43 indicadores do último plano de saúde, apenas 12 metas foram atingidas”.
No que respeita à Graciosa, Clélio Meneses lembrou os investimentos feitos já pelo atual Governo, que contemplaram recursos humanos e equipamentos.
Em relação a equipamentos, apontou a renovação do raio-x e de uma série de equipamentos que estavam descontinuados.
Em relação a equipamentos, apontou a renovação do raio-x e de uma série de equipamentos que estavam descontinuados.
“Aqui na Graciosa já temos um novo ecógrafo, já há um conjunto de equipamentos que foram adquiridos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e está a decorrer o processo para o lançamento do concurso para aquisição de um novo aparelho de raio-x", sublinhou.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto considerou também que o PRR “é uma oportunidade para que se posso modernizar e atualizar todo o parque de equipamentos de saúde na região”.
Fonte: Portal do Governo