O cartaz da Feira Taurinha da Ilha Graciosa de 2023 foi apresentado esta noite na Biblioteca Municipal.
A presença dos cavaleiros João Ribeiro Telles e Paco Velásquez, ex. matador de toiros, são novidade das duas corridas, na Praça de Toiros da Ilha Graciosa, agendadas para 12 e 14 de agosto.
Na corrida de sábado Tiago Pamplona, João Ribeiro Telles e Paco Velásquez lidam toiros de Jorge Mendes (adquiridos por Valentim Santos), enquanto na segunda-feira João Ribeiro Telles, João Pamplona e Paco Velásquez lidam 2 de Rego Botelho, 2 da Casa Agricola José Albino Fernandes e 2 de João Gaspar.
As pegas na primeira corrida estarão a cargo dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Aposento da Moita e Amadores do Ramo Grande, enquanto na segunda corrida pegam os forcados do Aposento da Moita, Amadores do Ramo Grande e de Merced (Estados Unidos).
As corridas são abrilhantadas pela Filarmónica Recreio dos Artistas.
João Ribeiro Telles
Nasceu a 23 junho 1989.
Desde cedo fez campanha em Espanha e chega à alternativa no Campo Pequeno no dia 4 de setembro de 2008 ,que se transformou numa noite inesquecível para a família e para tauromaquia mundial. Lotação esgotada na última vez em que seu avô, o Mestre David Ribeiro Telles, pisou uma praça, para testemunhar a sua alternativa concedida pelo seu pai.
Toureou em Espanha, França, Califórnia e México e chega a Madrid em 2018 para confirmar a alternativa em plena Feria de San Isidro, repetindo no ano seguinte presença na praça mais importante do mundo. Essa semana talvez tenha sido a mais importante da sua carreira até hoje, já que cortou uma orelha em Madrid e encerrou-se com 6 toiros a 2 de junho de 2019 na sua terra, Coruche.
Paco Velásquez
Francisco José Lopes Pescador de Matos, nasceu a 23 de dezembro de 1990 em Torres Novas, natural dos Riachos, numa família sem ligações taurinas.
A partir de 2007 muda-se para Espanha para viver em casa do Maestro Espartaco onde se dedica a 100% ao toureio. Como novilheiro sem picadores debutou em muitas praças, das quais se destaca Real Maestranza de Sevilha, Barcelona (última orelha cortada por um novilheiro naquela praça), Arles, Málaga, Monumental Praça México, entre muitas outras.
Mais tarde e já no México debuta com picadores em Puerto Vallarta, a 23 de Marco de 2011 e aí inicia a sua temporada mexicana que se estendeu por vários anos até que toma a alternativa de Matador de Toiros na localidade de Tequisquiapan a 28 de março de 2014 com Pablo Hermozo de Mendonza, Fermin Spinola e Alejandro Amaya. Lidou o toiro da alternativa pertencente a ganadaria de Javier Garfias de seu nome Gitanillo.
Apresenta-se como matador de toiros em Portugal na sua terra natal, nos Riachos com toiros de Paulo Caetano saindo em ombros depois de lhe terem concedido 3 voltas ao ruedo.
Em 2018 decide trocar a flanela pelos cavalos, um gosto que sempre teve desde pequenino e com a ajuda de Diego Ventura foi levando cada vez mais a sua ideia e a sua afición ao cavalo para a frente até que decide ser cavaleiro tauromáquico.