Dos 90 casos suspeitos anunciado ontem, cinco tiveram resultado positivo, 65 foram negativos e 20 aguardam resultados e/ou colheita.
Até às 00h de hoje foram registado 79 casos suspeito, sendo que 38 já obtiveram resultado negativo, um é positivo e 40 aguardam resultados e/ou colheitas.
A região atualmente tem 60 casos suspeitos e 2754 vigilâncias ativas. Um decréscimo desse ontem devido ao termino de várias quarentenas.
Neste momento estão infetados oito profissionais de saúde pela Covid-19. Dois estão relacionados com viagem ao exterior, três foram infetados com a cadeia de transmissão local da povoação e os restantes três por contacto com os colegas anteriormente referidos.
Os casos positivos registados ontem na Graciosa foram transferidos para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira por agravamento da situação clínica.
A região ainda não detetou nenhuma cadeia de transmissão comunitária. Existem 3 cadeias de transmissão primárias e uma que passou a secundária.
Tiago Lopes afirma que os Açores estão na eminência de entrar em fase de mitigação.
O cordão sanitário implementado em todos os concelhos de São Miguel surge como forma de evitar a disseminação e a possibilidade de chegarmos a uma cadeia de transmissão comunitárias. Todavia, a Autoridade Regional de Saúde esclarece que não significa que esta não venha a existir ou a ser identificada em breve.
As exceções desta cerca sanitária são para os serviços que asseguram os bens essenciais à comunidade, bem como os cuidados de saúde e segurança da população.
Pessoas que cuidam de dependentes irão necessitar de um declaração das entidades patronais a atestar, junto das forças de segurança, a necessidade de circulação dos cidadãos para fora do seu concelho de residência. Se os cuidados forem prestados a familiares as declarações terão de ser passadas pelas delegações ou unidades de saúde.
Tiago Lopes afirma que continuam a haver prevaricações às normas, mesmo após a imposição do período de quarentena.
O Diretor Regional da Saúde continua a frisar que têm sido feitos testes além do que seria preconizado.
RTP/Açores