O Santa Clara entrou no ano de 2018 a continuar a perder pontos, não indo além de um 0-0 na receção ao Ac. Viseu em partida da 19.ª jornada do campeonato da II Liga, a última da primeira volta.
O nulo no marcador reflete o deserto de ideias que foi o confronto entre dois dos candidatos à subida que não conseguiram explanar o seu futebol, manietados pela ansiedade e pelo receio de falhar. O resultado é mais penalizador para os açorianos que vão no sétimo encontro consecutivo sem ganhar.
Desde cedo se percebeu que o Santa Clara era uma equipa nervosa e desse fator procurou tirar proveito o adversário através de rápidos contra-ataques, mas sem nunca conseguir criar verdadeiro perigo para a baliza de Serginho. Na outra área o cenário era semelhante: muita vontade mas pouco discernimento.
Com o desenrolar da partida os nervos foram aumentando e a expulsão de Carlos Pinto teve efeito nas bancadas com dois adeptos encarnados, em momentos distintos, a invadirem o relvado, mas foram ambos prontamente barrados pelos seguranças.
Com mais este empate, o Santa Clara vai na nona semana sem ganhar em casa e só venceu por duas vezes nos últimos doze jogos, distanciando-se dos lugares da frente. Os encarnados de Ponta Delgada ocupam agora a oitava posição.
Acácio Mateus