O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, adjudicou o fornecimento e instalação dos equipamentos de frio para o Matadouro da Graciosa, no valor de 440 mil euros.
No âmbito do concurso público que foi realizado, a adjudicação dos equipamentos foi feita à empresa RACE – Refrigeration & Air Conditionning Engineering, por se tratar da proposta economicamente mais vantajosa.
A conclusão da empreitada de construção do novo matadouro na ilha Graciosa, que inclui abegoaria, linha de abate, bloco de frio e gabinetes técnicos, está prevista para setembro.
Trata-se de um investimento de 5,4 milhões de euros, que vai reforçar a capacidade de abate, desmancha e transformação de carne, potenciando a capacidade exportadora de gado bovino abatido naquela ilha.
O novo matadouro contempla todos os requisitos para que se cumpram integralmente as exigências tecnológicas e higio-sanitárias da legislação em vigor, salvaguardando a qualidade da carne e a saúde dos consumidores.
Esta obra insere-se nas políticas do Governo dos Açores de dinamização e revitalização da produção de bens transacionáveis para o incremento da capacidade de exportação da Região e redução da importação e pretende consolidar a implementação de estruturas de desmancha, transformação, preparação e valorização dos produtos da fileira da carne.
Além do Matadouro da Graciosa, decorrem as obras de construção do Matadouro do Faial e as empreitadas de ampliação dos matadouros da Terceira e de São Miguel, num investimento superior a 15 milhões de euros.
Fonte: GaCS