A CVR-Açores será responsável pela realização de um workshop intitulado "À Descoberta dos Vinhos dos Açores", a 24 de fevereiro, que estará a cargo do presidente da sua Câmara de Provadores, Rodolfo Tristão.
Nesse sentido, os produtores de vinho interessados devem informar a CVR-Açores, com a maior brevidade possível, quais são as amostras de vinho que querem disponibilizar para este workshop.
A “Essência do Vinho” vai levar ao Palácio da Bolsa cerca de 3.000 vinhos de 400 produtores de todo o país.
Um conceituado júri internacional, constituído por meia centena de especialistas de diversas nacionalidades, vai avaliar e classificar os vinhos portugueses, pré-selecionados pelo painel de provas da revista A Essência do Vinho.
A CVR-Açores tem funções de controlo da produção, do comércio e de certificação de produtos vinícolas com direito a DO (Denominação de Origem) ou IG (Indicação Geográfica) e tem como objeto garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos, o fomento e o controle dos vinhos, a definição do seu processo produtivo e a promoção e defesa interna e externa dos vinhos certificados.
Esta associação de direito privado, criada a 22 de agosto de 1995, tem sede na Madalena, no Pico, sendo constituída por representantes dos interesses profissionais da produção e do comércio dos produtos vitivinícolas da Região e por um representante do Governo dos Açores.
Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida, para vinhos de qualidade brancos e tintos.