A 28.ª e antepenúltima jornada do campeonato de Portugal vai escrever mais um capítulo na história futura de Sporting Ideal e Operário, equipas que lutam pela permanência na série E da competição e que estão proibidas de perder pontos nesta ronda.
O Sporting Ideal regressou aos lugares da salvação na ronda anterior por troca com os fabris e assim conta permanecer depois da deslocação ao continente onde vai medir forças com o Moncarapachense, último classificado e já despromovido aos distritais.
A missão da equipa agora comandada por Paulo Meneses pode ser menos complicada do que a dos lagoenses, pelo menos no plano teórico, mas só um Sporting Ideal concentrado e focado na conquista dos três pontos conseguirá regressar a casa com a vitória na bagagem.
O Operário recebe o Oriental e, no plano teórico, terá uma tarefa mais complicada porque vai ter pela frente o segundo classificado, oponente que também precisa de pontos para não deixar escapar a posição de qualificação para o play-off de subida.
Na corrida para o play-off também está o Praiense que, com um jogo a menos – recebe quarta-feira o Caldas – vai tentar manter vivo o sonho no confronto com o 1.º Dezembro. Em Angra do Heroísmo, os despromovidos Lusitânia e Sporting Guadalupe cumprem calendário.
Acácio Mateus