"Foi um importante destino da emigração açoriana na segunda metade do século XIX e onde reside atualmente uma vasta comunidade de descendentes de açorianos", adiantou o executivo açoriano, numa nota de imprensa.
Segundo o Governo Regional, a emigração açoriana para o estado norte-americano do Havai iniciou-se "no último quartel do século XIX".
"Muitos milhares de açorianos" rumaram às então chamadas ilhas Sandwich para trabalhar, sobretudo, "nas culturas da cana do açúcar, café, batata doce e fruta", até à primeira década do século XX.
"Ao longo de várias gerações, os açorianos aliaram o seu vasto património cultural com os costumes do povo do Havai e de outros que para ali emigraram, legado que permanece visível até aos dias de hoje, por exemplo, ao nível da gastronomia, com a massa sovada, conhecida como ‘sweet bread’, e as ‘hawaiian malasadas’", salientou o executivo açoriano.
Também na religiosidade se nota a influência açoriana, com o culto ao Espírito Santo, e na construção de casas em pedra vulcânica.
No primeiro dia da deslocação a este arquipélago do Pacífico, o diretor regional das Comunidades dos Açores visita a Portuguese Genealogical Society of Hawaii, a Irmandade do Espírito Santo da Santíssima Trindade e a Hawaii’s Plantation Village, museu que reproduz a realidade de muitos portugueses imigrados no Havai.
Paulo Teves reúne-se depois com membros da comunidade portuguesa da ilha de Oahu, nomeadamente com a presidente do Camões Portuguese Club Hawaii, Josephine Carreira, a presidente da Brotherhood Punchbowl Holy Ghist, Evelyn Starkey, e o responsável pelo Departamento de Línguas e Literaturas da Europa e das Américas da Universidade do Havai, Paul Chandler.
Na sexta-feira, o diretor regional das Comunidades profere uma comunicação sobre "Os Açores e a Diáspora" numa aula da disciplina de Português, no Departamento de Línguas e Literaturas da Europa e Américas da Universidade do Havai.
Paulo Teves participa ainda no 35.º aniversário da Câmara de Comércio Portuguesa da Ilha de Havai e assiste à estreia do documentário "Portuguese in Hawaii’, de Nelson Ponta Garça.
O diretor regional das Comunidades termina a visita ao Havai no sábado, participando na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro Cultural e Educativo "Saudades, The Longing", da Câmara do Comércio Portuguesa da Ilha de Havai.