O deputado Ricardo Ramalho apresentou hoje, na Assembleia Regional, o seguinte voto de congratulação:
"Voto de Congratulação
César Bettencourt, vencedor do Atlantic Freediving Cup 2018
Senhora Presidente da Assembleia
Senhoras e Senhores Deputados
Senhor Presidente do Governo
Senhoras e Senhores Membros do Governo
César da Cunha Bettencourt é natural da freguesia e concelho de Santa Cruz da Graciosa, onde reside atualmente. Frequentou o ensino básico e secundário na ilha Graciosa e prosseguiu os estudos superiores na Escola Náutica Infante D. Henrique onde completou o bacharelato e mestrado em pilotagem de navios de carga e passageiros. Após concluir os seus estudos iniciou a sua vida profissional na empresa de transportes marítimos Transinsular.
Desde agosto de 2014 trabalha na empresa Portos dos Açores como Piloto de Barra, na ilha Graciosa.
Na sua juventude aventura-se na prática de caça submarina e, desta forma, tenta evoluir também no mergulho de profundidade. Em 2012 começou a praticar apneia pura, ano em que participa em provas desportivas.
A apneia é um desporto regulamentado, com especialidades bem definidas, registo de recordes, campeonatos mundiais e amadores realizados por todo o mundo. As especialidades de mergulho em apneia mais conhecidas são; o peso constante, o peso variável regulamentado, a imersão livre, a apneia estática e a apneia dinâmica.
A primeira prova em que participou foi a North Freedive Challenge, prova indoor realizada em piscina com três modalidades possíveis, sendo estas a apneia estática, a apneia dinâmica com barbatanas e a apneia dinâmica sem barbatanas. No decorrer da prova bateu o seu primeiro record nacional, com a marca de 94 metros, na modalidade de apneia dinâmica sem barbatanas, obtendo a classificação de primeiro lugar na geral. Ainda durante esse ano representou Portugal no campeonato do mundo por equipas, o World Championship 2012, realizado em Nice, em França.
Em 2014 voltou a competir no 7º AIDA Mediterranean World Cup, realizado na Grécia, uma prova outdoor realizada no mar e com as modalidades de peso constante, com e sem barbatanas, e imersão livre. Nessa mesma competição conseguiu bater três records nacionais, sendo dois na modalidade de imersão livre, com 60 e 63 metros, e um na modalidade de peso constante sem barbatanas, atingindo os 45 metros. Na classificação geral conquistou o 4.º lugar entre 22 atletas.
No verão de 2016 competiu no 1º Azores Freediving Open, realizado na ilha de São Miguel, prova em que bateu novamente o seu próprio record nacional, logo no primeiro dia de competição, alcançando os 65 metros, e no segundo dia os 70 metros, na modalidade de imersão livre, batendo assim o record nacional de freediving, no 1º Azores Freediving Open, prova em que o graciosense venceu.
Mais recentemente, César Bettencourt venceu o Atlantic Freediving Cup 2018, na 3ª edição desta competição, que decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na ilha de Tenerife, nas Canárias, levando ainda mais longe o nome do país, dos Açores e em especial da ilha Graciosa. Foi o único português em prova, obtendo o melhor resultado, com 115 pontos, na categoria de mergulho livre, entre os 10 concorrentes de diferentes nacionalidades que participaram nas duas provas de apneia.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário de dezembro, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo feito desportivo alcançado por César da Cunha Bettencourt, ao conquistar a 3ª edição do Atlantic Freediving Cup 2018, na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, levando assim mais longe o desporto açoriano e consequentemente o nome da Região Autónoma dos Açores.
Do presente voto deve ser dado conhecimento ao atleta, à Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, Câmara e Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa".
Horta, Sala das Sessões, 11 de dezembro de 2018.