O Diretor Regional da Saúde clarificou esta tarde a informação sobre os casos que na semana passada deram positivo a covid-19 e que, após serem testados os contatos próximos, repetiram o teste e obtiveram resultado negativo.
Nestes casos incluem-se 2 ex-reclusos e um bebé de 1 ano de idade, de Ponta Delgada, bem como a mulher graciosense cuja positividade foi declarada a 18 de abril.
Considerando que todos os contatos próximos testaram negativo, Tiago Lopes admite que possamos estar perante casos de "falsos positivos".
No entanto, conforme já aconteceram casos negativos que depois positivaram, dando o exemplo do Lar do Nordeste, a Autoriadade de Saúde Regional preferiu manter os utentes em vigilância e só irá declarar a recuperação após o segundo teste com resultado negativo.
Tiago Lopes disse ainda que "não se pode colocar em cima da mesa" a hipotese de ter havido um erro laboratorial, acrescentando que estes casos estão a ser tratados em articulação com o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge.
Os números da pandemia não sofreram alterações na região nas últimas 24 horas, continuando ativos 94 casos.
A Graciosa mantém 5 casos ativos, estando 3 em recuperação domiciliária e 2 internados no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, um dos quais ainda em cuidados intensivos.
Neste momento 756 açorianos aguardam colheita ou resultado laboratorial, sendo 632 relativos a rastreios organizados.