O PS Graciosa não quer que a ilha fique à margem do serviço que a Atlanticoline irá prestar no verão de 2020, logo que a situação da covid-19 permitir o transporte marítimo de passageiros e mercadorias.
O grupo socialista na Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou uma recomendação, no sentido do Presidente da Câmara solicitar ao Presiente do Governo dos Açores que a Graciosa seja integrada nas ligações da empresa publica de transportes maritimos.
O texto da recomendação aprovada por unanimidade é o seguinte:
"No passado dia 22 de abril, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, anunciou o cancelamento da operação sazonal de transporte marítimos de passageiros entre as ilhas dos Açores, pressupondo-se que se referia a operação com os ferries de maior porte.
Os Deputados Municipais do Partido Socialista concordam com esta decisão e com as justificações apresentadas, porquanto a saúde pública deve estar sempre em primeiro lugar e, por isso, a circulação de pessoas deverá cingir-se ao mínimo indispensável para conter a disseminação do novo coronavírus Covid-19.
É certo, também, que, perante este surto, a procura destes serviços, pelo menos este verão, seja reduzido ou até inexistente, dependendo muito da evolução desta pandemia.
No mesmo anúncio, foi referido ainda que a operação que liga as ilhas do Faial, Pico, S.Jorge e Terceira, iria manter-se, se existissem condições para esse efeito.
Como é percetível nessa comunicação, a Ilha Graciosa não está neste grupo de ilhas beneficiárias dessas ligações, o que nos parece inaceitável, sobretudo pelo facto de ter sido cancelada a Linha Amarela;
Considerando que a Ilha Graciosa produz uma série de bens, nomeadamente meloas, alhos, queijadas, entre outros, que necessitam de uma boa rede de escoamento no período de verão;
Considerando que o transporte aéreo não resolve todas as necessidades dos produtores locais;
Considerando que os mercados preferenciais, para além da Terceira, estão também nas restantes ilhas do Grupo Central;
Considerando que a Atlanticoline efetuou uma redução nas suas ligações diárias, dando mais tempo para outras rotas;
Considerando que a Atlanticoline dispõe de uma frota constituída por quatro navios.
Assim, de acordo com a alínea e) do Artigo 27º do Regimento da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa e no seguimento dos considerandos atrás anunciados, os Deputados Municipais do Partido Socialista, recomendam que a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa desenvolva, com urgência, um contato com o Presidente do Governo Regional dos Açores, no sentido da resolução desta situação para bem dos Graciosenses.
Graciosa, 27 de abril de 2020".