É conhecida por ter o maior carnaval dos Açores. Na Graciosa os típicos bailes começam na noite da passagem de ano e só terminam na terça-feira de carnaval.
A ilha tem 9 sociedades e pelo menos 5 salões já recebem os graciosenses ao fim de semana.
O ambiente nos clubes está muito próximo daquele que caracteriza o carnaval graciosense.Nas próximas semanas serão decorados os salões de acordo com os temas que foram escolhidos para as fantasias de grupo.
Em sociedades mais pequenas começa a ser difícil juntar os jovens mas com a vontade das direções ainda é possível manter esta tradição. Os ensaios para as coreografias já começaram, enquanto as poucas costureiras da ilha vão moldando os tecidos.
O carnaval da Graciosa é também muito exigente para as bandas locais e algumas convidadas. A paixão à musica e ao carnaval justificam o sacrifício de muitas maratonas em cima do palco. Os vários grupos musicais são os primeiros a trabalhar no carnaval, preparando o reportório com antecedência.
Este ano o calendário foi amigo dos graciosenses, prolongando o carnaval até à primeira semana de março.
A animação vai crescer e alastrar aos restantes clubes que também abrem portas no inicio de Fevereiro. Mas as imagens desde fim de semana já provam que o carnaval não são apenas 3 dias. Onde houver graciosenses está sempre o carnaval.
Vídeo da reportagem do Telejornal efetuada na Vitória e Guadalupe. O programa "Açores Hoje" emite esta semana uma reportagem mais desenvolvida que incluirá também imagens da Irmandade da Ribeirinha.