Os Municípios das ilhas Terceira e Graciosa, em parceria com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, vão partilhar um espaço na Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, participação conjunta esta que pretende afirmar a complementaridade de ambos os destinos turísticos.
As Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo decidiram unir esforços e promover em uníssono a ilha Terceira no mercado turístico nacional e internacional. Fruto desta articulação, a marca Explore Terceira (www.exploreterceira.com) estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, constituindo esta a primeira participação conjunta neste certame daquelas entidades em torno de um desígnio comum: afirmar e consolidar o destino Terceira no mercado turístico.
No stand Açores, um espaço de 250 metros quadrados será partilhado pelos 19 Municípios Açorianos, num esforço de coordenação promovido pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.
Os Municípios da ilha Terceira e o Município de Santa Cruz da Graciosa, em parceria com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, decidiram partilhar um stand comum, no intuito de se apresentarem como destinos complementares.
Nessa lógica, o Munícipio de Santa Cruz da Graciosa aposta na marca Explore Graciosa (http://www.exploregraciosa.com/), com uma designação e estrutura propositadamente similares à marca de promoção do destino Terceira. É também por isso que os visitantes do stand partilhado pelas marcas Explore Terceira e Explore Graciosa habilitar-se-ão a ganhar três viagens cujo itinerário envolve ambas as ilhas.
Segundo o vereador com o pelouro do Turismo no Município de Angra do Heroísmo, Guido Teles, “a participação na BTL 2019 fica marcada por três grandes apostas estratégicas. A primeira é a participação articulada, pela primeira vez, da ilha Terceira em torno de uma marca comum. A segunda é a partilha do mesmo stand pelas ilhas Terceira e Graciosa que se promovem como destinos complementares, sustentados em marcas conexas. A terceira diz respeito ao foco, que no meu entendimento é o correto, da presença dos Municípios na BTL enquanto impulsionadores e facilitadores da criação de oportunidades de negócio para os empresários locais, daí que me parece fundamental destacar a importante presença dos nossos comerciantes no certame”.
Segundo o vereador com o pelouro do Turismo no Município de Angra do Heroísmo, Guido Teles, “a participação na BTL 2019 fica marcada por três grandes apostas estratégicas. A primeira é a participação articulada, pela primeira vez, da ilha Terceira em torno de uma marca comum. A segunda é a partilha do mesmo stand pelas ilhas Terceira e Graciosa que se promovem como destinos complementares, sustentados em marcas conexas. A terceira diz respeito ao foco, que no meu entendimento é o correto, da presença dos Municípios na BTL enquanto impulsionadores e facilitadores da criação de oportunidades de negócio para os empresários locais, daí que me parece fundamental destacar a importante presença dos nossos comerciantes no certame”.
Para Tiago Ormonde, vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal da Praia da Vitória, a presença em conjunto reforça a promoção local e permite vender um “pacote integrado e complementar” aos turistas.
“Quem nos visita, raramente, diferencia se está num Concelho ou noutro. Portanto, faz todo o sentido que a ilha se apresente como uma só, dando a conhecer o seu potencial e as inúmeras atividades que podem ser concretizadas na Terceira. A lógica da promoção é que os concelhos terceirenses se complementam. Depois, a ligação à Graciosa permite uma visão de arquipélago a quem nos visita. Apostamos forte na Bolsa de Turismo de Lisboa, porque acreditamos que essa presença reforçará e potenciará novas oportunidades de parcerias para as empresas de animação e do setor turístico na ilha”, sublinha Tiago Ormonde.
“Quem nos visita, raramente, diferencia se está num Concelho ou noutro. Portanto, faz todo o sentido que a ilha se apresente como uma só, dando a conhecer o seu potencial e as inúmeras atividades que podem ser concretizadas na Terceira. A lógica da promoção é que os concelhos terceirenses se complementam. Depois, a ligação à Graciosa permite uma visão de arquipélago a quem nos visita. Apostamos forte na Bolsa de Turismo de Lisboa, porque acreditamos que essa presença reforçará e potenciará novas oportunidades de parcerias para as empresas de animação e do setor turístico na ilha”, sublinha Tiago Ormonde.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar Santos, refere “a elevada importância da BTL no domínio da promoção turística do destino Açores”, salientando que “esta constitui uma excelente oportunidade para a Graciosa em termos de divulgação dos seus principais pontos de interesse turístico, bem como de alguns dos seus produtos gastronómicos e eventos culturais. Para além disso e no sentido de tornar o nosso destino mais atrativo e competitivo, este ano, a nossa participação é levada a cabo de forma conjunta com os Municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, adotanto uma linha estratégica que faz muito sentido, tendo em conta a proximidade e a facilidade de transportes entre a Graciosa e a Terceira”.
José Toste, vice-presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, realça a “importância da BTL para a promoção do destino Açores, e em concreto das ilhas Terceira e Graciosa que, pela primeira vez, vão participar unidas, como destinos complementares que são. É fundamental para o tecido empresarial local esta conjugação de esforços e de promoção, através da aposta consolidada na marca Explore Terceira, cujo site teve, em menos de 1 ano, mais de 100.000 visualizações únicas, e do lançamento do Explore Graciosa. Esta união vai, certamente, permitir a obtenção mais eficaz de objetivos, individuais e coletivos.
A presença de quase duas dezenas de empresas locais é sinal disso mesmo, demonstrando o esforço de dinamização e promoção do próprio tecido empresarial”.
Até ao momento está confirmada a presença das seguintes empresas das ilhas Terceira e Graciosa: Comunicair; Azorbus; Marsuga, Empreendimentos Turísticos, Lda.; Angratravel; Moinho Mó da Praia; Globo Happy Hostel; Turiazores; Agência de Viagens Teles; Hotel Teresinha; Via Vitória; Horizon Precious, Comércio e Aluguer de Automóveis; Rentangra, Comércio e Aluguer de Automóveis, Lda.; Tasca das Tias, Lda.; Medicabulum, Lda.; e Plusauditorium, Lda..
Até ao momento está confirmada a presença das seguintes empresas das ilhas Terceira e Graciosa: Comunicair; Azorbus; Marsuga, Empreendimentos Turísticos, Lda.; Angratravel; Moinho Mó da Praia; Globo Happy Hostel; Turiazores; Agência de Viagens Teles; Hotel Teresinha; Via Vitória; Horizon Precious, Comércio e Aluguer de Automóveis; Rentangra, Comércio e Aluguer de Automóveis, Lda.; Tasca das Tias, Lda.; Medicabulum, Lda.; e Plusauditorium, Lda..
A Bolsa de Turismo de Lisboa decorre na FIL – Feira Internacional de Lisboa entre 13 e 17 de março e tem como objetivo potenciar novos contactos e promover os melhores negócios, sendo uma das mais relevantes feiras de turismo do mundo.