Marta Guerreiro, citada em nota de imprensa do executivo açoriano, avança que "foram lançadas as peças do procedimento concursal da segunda fase do concurso público internacional para o fornecimento, instalação e manutenção de 16 pontos de carregamento rápido da rede de mobilidade elétrica dos Açores, o que significa um passo importante para incentivar a mobilidade elétrica no arquipélago".
Ao todo, estão previstos 26 pontos de carregamentos públicos na região, dos quais 16 serão pontos de carregamento rápidos (PCR), sendo que a instalação dos primeiros oito pontos está prevista para o segundo semestre deste ano.
A rede de mobilidade elétrica garante que cada concelho da região terá, pelo menos, um ponto de carregamento público.
Já foram adjudicados, em outubro, 16 dos 26 lotes para a concessão de serviços de exploração dos PCR, mas a aquisição dos pontos de carregamento para os dez lotes que ficaram excluídos no concurso é assegurada através de contratos de colaboração entre o Governo Regional e os municípios, explica a nota de imprensa.
O Governo Regional alocou uma dotação financeira do Plano de Investimentos da Direção Regional de Energia para 2019 superior a um milhão de euros para a mobilidade elétrica, uma prioridade do executivo.