Furacão Lorenzo baixou para a categoria 2 mas continua forte
COMUNICADO Nº6 DO IPMA:
"Hoje, às 09:00 UTC (30 de Setembro), o furacão Lorenzo – categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se a aproximadamente 1800 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 20 km/h.
Mantendo-se as previsões da trajectória o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira (dia 2 de Outubro).
Desta forma prevê-se:
Grupo Ocidental – vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes FORTE e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.
Grupo Central – vento sudoeste com rajadas até 160 km/h e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima atingir os 22 metros.
Grupo Oriental – ondas de oeste de altura significativa 7 a 8 metros e vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.
No entanto, devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajetória exacta e respectiva intensidade com que poderá atingir o Arquipélago. Está previsto uma diminuição da intensidade do furacão nos próximos dias".
(Novo comunicado será emitido dia 30 de Setembro às 21h00 (Hora local dos Açores)).