Graciosa regista rajada de 120 km/h mas sem ocorrências
A madrugada foi calma no centro de operações montado no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa para acompanhar a passagem do furacão Lorenzo.
Às 5 horas, quando contatado o presidente da Câmara Municipal e responsável pela Proteção Civil Local, o vento estava a aumentar de intensidade, soprando forte, entre os 70 a 80 km/h.
No entanto, Manuel Avelar, já depois das 6 horas, em direto na Antena 1 Açores, confirmou o registo de uma rajada que atingiu os 120 km/h.
Também as equipas da autarquia percorreram as estradas mais criticas durante a noite, retirando da via publica pequenos ramos que cairam das árvores.
Deverão existir ainda alguns danos ao nivel de telhados nas zonas da ilha mais vulneráveis, mas que até às 6 horas eram pouco significativos.
De acordo com as previsões, o periodo critico de vento no Grupo Central situa-se entre as 5h e as 9h, havendo depois preocupação com a agitação marítima.
Por isso, recomenda-se que as populações evitem a circulação desnecessária nas próximas horas, sobretudo nas zonas costeiras e no centro da Vila de Santa Cruz, ou outros locais onde existe risco da queda de árvores.
O acesso ao tunel da Caldeira é, para já, a única estrada da Graciosa que está encerrada.
Recorde-se que as ligações aéreas para os grupos Central e Ocidental foram canceladas até às 15 horas.