PSD/Açores quer potenciar os recursos da ilha Graciosa
Ver para acreditar.
O trabalho de campo dos últimos 3 dias serviu para confirmar aquilo que o Grupo Parlamentar do PSD Açores já temia. A Graciosa perdeu 7% da sua população, enquanto a riqueza gerada na ilha também baixou 4% entre 2010 e 2016.
Para combater a desertificação, o PSD propõem um plano de desenvolvimento integrado que envolva os graciosenses, aproveitando os recursos da ilha.
Luís Mauríciosublinhou que a Graciosa tem bons recursos na área do turismo, considerando "imperioso potenciar as Termas do Carapacho, que devem ter uma utilização com fins terapêuticos".
A proposta dos social democratas valoriza também os recursos agrícolas, potenciando a produção do vinho, alhos e meloas.
Entram ainda neste plano os recursos ambientais, sendo a Graciosa Reserva da Biosfera. Mas, para que tudo funcione, os transportes são fundamentais.
O presidente do Grupo Parlamentar destacou ainda algumas das propostas que PSD Açores voltará a incluir na discussão do plano regional para 2020. A gare marítima, a eletrificação da pista, o Porto Afonso e o porto de recreio são os exemplos mais significativos.
E, desta vez, o maior partido da oposição espera que o PS não vote contra.