A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou esta quinta-feira o plano e orçamento do Municipio para 2020, com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra dos vereadores do PSD.
Num orçamento de 5,3 milhões de euros, as grandes obras previstas para o próximo ano são a conclusão da requalificação do Centro de Santa Cruz e a 3ª fase da remodelação da rede de águas que irá desde a entrada das Almas, passando pelo Tanque e Caminho do Manuel Gaspar até à Canada da Missa que também terá rede de águas.
Transitam do plano de 2019 a construção do Canil Municipal e a Estrada Velha do Quitadouro.
Destaca-se ainda uma verba de 480 mil euros destinada à aquisição de equipamentos flutuantes para a Baía da Barra e a construção do edificio de apoio.
A autarquia espera também desencadear o processo para o concurso do passeio marítimo entre fortes, em Santa Cruz.
Os vereadores do PSD, que tinham aprovado o plano de 2018 e optado pela abstenção em 2019, desta vez votaram contra por considerarem a proposta menos ambiciosa e pior do que as anteriores, sem novos projetos.
António Reis defendeu ainda que a marina devia ser uma responsabilidade do Governo Regional e não fazer parte do Plano do Municipio.
O presidente da edilidade, Manuel Avelar, considerou que a proposta do plano é a mais realista e transparente possivel.
O Plano e Orçamento seguem para análise e votação da Assembleia Municipal, onde também o Partido Socialista é maioritário.