Entre os dias 1 de outubro e 15 de novembro de 2019, decorre nos Açores a campanha SOS Cagarro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para iniciarem a sua longa migração oceânica.
Ao abandonarem os ninhos, os juvenis que voam à noite, são afetados pelas luzes da via pública, de infraestruturas e automóveis. Perante estes focos de poluição luminosa, as aves desorientam e caem nas estradas, campos, casas, ficando vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos, que podem, em alguns casos, causar a sua morte.
A Campanha SOS Cagarro decorre nos Açores desde 1995, e tem como principal objetivo envolver as pessoas e as entidades públicas e privadas no resgate destes cagarros juvenis.
A campanha SOS Cagarro é promovida anualmente pelo Governo dos Açores, através da Direção Geral dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros os Parques Naturais de Ilha, a Azorina S.A. e várias entidades públicas e privadas.
O Parque Natural da Graciosa convida a população em geral, para a participação numa Brigada Publica que terá inicio pelas 20h00 de domingo, 27 de outubro. O ponto de encontro será na entrada do Porto Comercial, freguesia de São Mateus e percorrerá as ruas e avenidas de São Mateus, tendo uma duração prevista de aproximadamente 1 hora.
Salve um cagarro e faça 1 amigo!