Duarte Freitas respondeu a Vasco Cordeiro, que disse haver "descontrolo evidente e profundo" das finanças regionais e criticou a "incapacidade" do Governo Regional para executar fundos comunitários e realizar o investimento público projetado.
O Secretário Regional das Finanças afirmou que "Aquilo que o senhor deputado Vasco Cordeiro disse ontem [segunda-feira] é falso, é falso" e referiu que, quando Vasco Cordeiro estava no poder "era especialista em contas de sumir; fez sumir o capital de muitas empresas do setor público empresarial, fez sumir milhões e milhões e milhões. Agora é especialista em somar, mas em somar à moda de um antigo dono de um restaurante micaelense que ao valor da comida somava a mesa e a data".
Vasco Cordeiro lamentou que o governante tenha utilizado a iniciativa política da IL para responder ao PS e disse ao Presidente da Assembleia Regional que lamentava a situação por ter "assistido impávido e sereno" a uma intervenção que "fugiu completamente" ao que estava a ser discutido.