Comunidades
06 mar, 2010, 05:39
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher: “8 de março”
Ruth Grieco, uma mulher com Arte.
Lélia Pereira da Silva Nunes
A peça belíssima em diamantes e Turmalina Paraiba representa a figura da Rosa dos Ventos. Deslumbrante. Sua delicada e elegante ouriversaria emociona pelo poder de criação. Penso na criatura que a concebeu. Aplaudo. Na magnitude da Rosa dos Ventos em jóia parida, a elegância absoluta nas formas, na raridade do azul turmalina, na luminosidade dos diamantes que com leveza expressam a essência do belo. Silencio…
Reverencio uma mulher com Arte: a catarinense Ruth Grieco. Nascida em Florianópolis,Ilha de Santa Catarina. Um dia, Ruth deixou a Ilha foi em busca do seu “Norte”. Como todo ilhéu carregou a Ilha dentro de si, o imaginário, o mar, a maresia, as gaivotas, os peixes, o marisco ,a estrela do mar, a laelia purpurata, a ponte Hercílio Luz – fetiche e portal para o mundo. Encontrou-o na Arte de Joalheria. Ali, deixou fluir livremente o dom da criação. Transformou as pedras brasileiras em jóias que encantam por seu designer inovador, por sua riqueza de detalhes e,sobretudo, por serem um registro precioso da cultura brasileira. Verdadeira expressão do nosso patrimônio cultural salvaguardado na Arte de Joalheira que Ruth Grieco, com magia, talento e competência inegável vem apresentando ao longo de sua trajetória profissional e artística desde 1976.
Como catarinense e estudiosa da cultura popular brasileira, reverencio com respeito infinito a Arte maior de Ruth Grieco e a sua capacidade de transformar em jóias as belezas da nossa terra. Peças que falam da arte plumária indígena; dos costumes, da flora e da fauna, que revelam os tesouros do mar nos corais, conchas e mariscos,peixes; a sinfonia cromática dos pássaros, o folclore nas mais significativas manifestações da cultura popular brasileira. Uma poesia visual, um legado incomensurável no seu valioso registro.
Uma Arte de Joalheira reverenciada internacionalmente, premiadíssima e admirada por onde quer que apresente o seu fabuloso trabalho de designer. Motivo de muito orgulho para a sua cidade natal: Florianópolis. Por seu destaque na área de joalheria e em reconhecimento ao seu talento inconteste, a 8 de março de 2003, foi homenageada pela Prefeitura de Florianópolis com o premio “Mulheres com Arte”. Uma singela e justa homenagem a quem tanto orgulho causa aos catarinenses.
Ouso afirmar que Ruth Grieco é uma mulher com Arte que dignifica e identifica a terra brasileira. Sua Arte é só BRASIL.
Seu cinzel é pena e se revela num "livro precioso":Luxo Year 2010. The best of the best! . Concorre ao Guiness Book no segmento do mais valioso do mundo.
A capa do luxuoso livro é nada mais,nada menos que a bela "Roda de Ventos",criação de Ruth, uma jóia de quase 30 cts da raríssima Turmalina Paraíba, gema mais procurada e admirada do planeta e 800 diamantes presentes inclusive nas letras do título. Uma capa cuja a ilustração pode ser retirada e usada como "broche ou pingente" ou uma peça lúdica para brincar na procura do seu Norte.
Lélia P.S.Nunes
Florianópolis,5 de março de 2010