Padre José Simões Borges – (1928-2013)
No dia 17 de Abril passado faleceu o Padre José Simões Borges que por quase meio século foi o pároco da Vila de Guadalupe,Ilha Graciosa.
Tão logo soube do falecimento do estimado sacerdote, o jornalista José Manuel Santos Narciso, manifestou seu pesar num sentido depoimento:
" Mais uma página brilhante da nossa história que se apaga. Foi-se o Amigo que me ligava tantas vezes para o Correio dos Açores, mas fica o Padre, o músico, o etnógrafo, o comunicador por excelência, o açoriano que não conhecia ilhas mas universo insular, o terceirense que se fez graciosense por opção e cultura e, acima de tudo, um herói da simplicidade que eu admirarei sempre. Nunca perdia uma das suas crónicas nas manhãs de Sábado da RDP/Açores, temperadas pelo talento de Mário Jorge Pacheco! Quantas vezes lhe pedi para que as traduzisse em crónica semanal para o Correio dos Açores. Mas na sua humildade, dizia-me sempre que eram "improvisos da amizade". Descansa em Paz, Padre Simões Borges. Até um dia, porque se não estás na Palavra e na vida, ficarás na memória do muito que nos deixaste!"
O Blog Comunidades não podia deixar de compartilhar as palavras de Santos Narciso, que bem traduzem o sentimento de saudade do amigo Padre Simões Borges - um homem da cultura - etnógrafo,músico,grande comunicador e pastor de seu rebanho amado.
crédito foto:José Nascimento Fernandes Ávila.