Onésimo Almeida recebe “Honoris Causa” na Universidade de Aveiro
O escritor e ensaísta açoriano Onésimo Almeida, que lecciona nos Estados Unidos, vai receber o Doutoramento Honoris Causa pela prestigiada Universidade de Aveiro.
O doutoramento foi proposto pelo Prof. Júlio Pedrosa, antigo Ministro da Educação e ex-Reitor daquela universidade, imediatamente aprovado por todos os restantes antigos reitores.
A cerimónia decorrerá no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 15 horas, e a madrinha do doutoramento será a Profª Isabel Alarcão, antiga reitora, que fará o respectivo discurso de justificação.
Trata-se de uma cerimónia integrada nas comemorações dos 40 anos da Universidade de Aveiro.
Onésimo Almeida, que é responsável pelo Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Brown, em Providence, que ajudou a fundar, já tinha sido agraciado, em Maio passado, com a entrada oficial para a Academia da Marinha Portuguesa, na secção de História Náutica, tendo efectuado uma conferência na respectiva cerimónia.
Conhecido pela sua disponibilidade permanente em colaborar com a comunidade açoriana, onde possui um programa de televisão, há vários anos, no “Portuguese Channel”, em New Bedford, o professor catedrático de Filosofia, discípulo do Prof. José Enes, foi um dos principais colaboradores da Universidade dos Açores, que é, assim, ultrapassada, pela Universidade de Aveiro.
Escritor com vários livros e centenas de estudos publicados, para além de inúmeras conferências proferidas em dezenas de capitais, é colaborador permanente de revistas literárias e jornais nacionais e internacionais, sendo ainda fundador e dirigente da editora Gávea-Brown.
É membro da direcção da PALCUS, foi Vice-Presidente do Rhode Island Council for the Humanities e da Associação Internacional de Lusitanistas, membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e colaborou na RTP-Açores com o programa “Onésimo à conversa com…”, onde entrevistou dezenas de personalidades do mundo das artes e literatura, em gravações efectuadas no Teatro Ribeiragrandense.
Natural do Pico da Pedra, onde ainda há poucos meses foi homenageado pela Casa do Povo, deu o seu nome à Biblioteca local e é assíduo colaborador com as actividades da sua freguesia natal.
Onésimo Almeida, 67 anos de idade, estudou no Seminário de Angra, onde deixou vasto rasto intelectual, e licenciou-se na Universidade Católica, em Lisboa, tendo emigrado para os Estados Unidos em 1972, onde se doutorou no Departamento de Filosofia da Universidade de Brown.