O Blog Comunidade foi criado há seis anos e onze meses sobre a perspectiva da distância. Do olhar de quem nasceu e vive nos Açores ou, por outras geografias, radicado na América do Norte, na Europa, na Ásia, na África, no Brasil, ou em qualquer outra parte do mundo como bem esclarece na sua abertura oficial.
É escrito por vozes de grande expressão das nossas comunidades com ligações intensas com os Açores,o arquipélago constituído por nove ilhas vulcânicas, terras de lavas, sismos, maresia, sargaços, fincadas no meio do Atlântico Norte. Lugar de origem. Esquina dos mares, ponto de cruzamento,de passagem, de partida e de regresso.Rota de pessoas e culturas.
Berço de vozes que se fazem ouvir por todas as latitudes: ora poéticas, musicais, cheias de saudade, ternas como a brisa suave que embala a palmeira, ora vibrantes, ousadas, visionárias, contundentes, fortes como os ventos que correm como um cavalo à galope por esse mar, pelo céu.
Por ser o Blog Comunidades um espaço aberto à conversa com as nossas comunidades, à refletir mundivivências a partir do "olhar distante e olhar de casa," alicerçado no vínculo afetivo e intelectual com os Açores.
Por tudo isso e por muito mais… quero abrir o primeiro post de 2014 reverenciando a obra da professora e escritora ADELAIDE FREITAS, uma voz açoriana de primeira grandeza, que se faz ouvir fortemente por tudo que ensinou, realizou e publicou do ensaio à poesia com inteligência e pena brilhante, liberta, sempre atenta a voz da gente açoriana, dos emigrados, dos que ficaram nas ilhas, dos regressados, dos nascidos e que vivem neste Mundo Ilhas.
Sua voz nunca será ausente. Porque continua presente e surpreender-nos-á sempre através dos livros publicados, pois em cada ensaio de tema social ou literário ficou a sua inteligência, o seu poder analítico, a sua capacidade de convencimento, os seus saberes de âmbito universalista, como muito bem expressou o escritor terceirense Álamo Oliveira,em janeiro de 2013, no comovente artigo: ADELAIDE FREITAS – a grandeza de um sorriso por dentro da vida
E a propósito, quero secundar a pergunta com que o jornalista Santos Narciso encerra seu pungente artigo, publicado no jornal Atlântico Expresso, de Ponta Delgada:
Quando se fará justiça ao mérito universal de Adelaide Freitas?
Desejo a todos amigos,leitores e colaboradores do nosso Comunidades um 2014 de alegrias com renascimento de um novo ciclo que chega carregado de esperanças e de VIDA.
I wish you all a happy new year to renew your hope!/
Feliz Ano Novo!
Lélia Pereira da Silva Nunes
Florianópolis,1 de Janeiro de 2014
Ilha de Santa Catarina