A proposta do executivo regional prevê um aumento de mais de 160 milhões do investimento público e um reforço de cerca de 130 milhões no investimento financiado pelo orçamento da região.
Entre outros aumentos, a revisão do orçamento da região prevê um aumento de mais de 70 milhões de euros para apoio ao emprego e às empresas, 50 milhões para a "comparticipação no serviço público de transportes aéreos efetuados pela SATA", e inclui o aumento de 20 milhões de euros para o desenvolvimento do turismo.
Com previsão de redução na receita fiscal de 90 milhões de euros e sem perspetiva do impacto que possa causar uma segunda vaga da pandemia, os Açores vão recorrer à utilização concedida pelo orçamento do estado em 285 milhões de euros e aumentar em 46,6 milhões as receitas provenientes da utilização de fundos comunitários".
Esta é a segunda revisão do orçamento de 2019. A primeira teve lugar em fevereiro, para colmatar os prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, que atravessou o arquipélago em outubro passado.
A proposta agora apresentada deverá ser aprovada pela maioria socialista no plenário de julho, da Assembleia Legislativa Regional.