A Câmara Municipal e Santa Cruz da Graciosa aprovou, por unanimidade, as demonstrações financeiras consolidadas de 2019, da Associção de Promoção e Desenvolvimento da Ilha Branca (PRODIB) e da Empresa de Transportes Coletivos da Ilha Graciosa (ETCIG).
A empresa de transportes que é detida a 78,35% pelo Munícipio apresentou em 2019 um aumento de 15.764 euros em serviço de aluguer, face ao ano anterior, tendo sido percorridos mais 891 quilómetros.
Entretanto, o número de passageiros transportados baixou 5.236 nos últimos 5 anos, representando uma quebra de 4,82%.
No ano passado verificaram-se ainda diminuições ligeiras das carreiras públicas, passes sociais normais (com desconto de 10%), passes de pensionistas e circuitos de aluguer dos alunos. Pelo contrário, os passes da 3ª idade e passes escolares registaram um ligeiro aumento em 2019.
Quanto à PRODIB, associação que organiza os festivais e feiras taurinas e que apresentou contas consolidadas pela primeira vez, em 2019 recebeu subsidios de 180 mil euros da Câmara Municipal e de 8.500 euros da Direção Regional do Turismo.
APOIOS
Nesta reunião o executivo aprovou também dois subsidios de 3 e de 2 mil euros, a atribuir ao Santa Cruz SC e ao GD Luzense, respetivamente, para obras de conservação e ampliação das sedes.