A Fundação José Saramago realiza nesta segunda-feira, dia 15 de junho, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, uma sessão em homenagem a José Rodrigues Miguéis (1901-1980), um dos maiores nomes da literatura portuguesa do século XX. Rodrigues Miguéis tendo vivido na Bélgica e nos Estados Unidos fundamenta o seu processo criativo na sua experiência pessoal de homem emigrado e nas vivências e sobrevivências de sua gente apartada. O viver longe da pátria, a saudade da terra. Sua escrita, uma narrativa ímpar, fala dessa mundivivência com sensibilidade, humor, crítica sutil, reflexão, delicado lirismo e grande humanismo. Ficcionista, escreveu contos, novelas, romances e peças de teatro, deixando um relevante legado. Obras principais: Páscoa Feliz (1932, Prêmio Casa da Imprensa), Onde a Noite se Acaba (1946), Saudades para Dona Genciana (1956), Leah e Outras Histórias (1958, Prêmio Camilo Castelo Branco), Uma aventura Inquietante (1958), Um homem sorri à morte com meia cara, (1959), A Escola do Paraíso (1960), O Passageiro do Expresso (1960, peça de teatro), Gente de Terceira Classe (1962), É Proibido Apontar (1964), Nikalai! Nikalai!, (1971) e O Milagre Segundo Salomé (1975).
Do Programa “Vamos Ouvir José Rodrigues Miguéis” consta: “O Anel de Contrabando” e Poemas de poetas portugueses ditos por José Rodrigues Miguéis.
Com as intervenções dos professores e escritores: David Brookshaw, Duarte Barcelos, José Albino Pereira, Teresa Martins Marques, Onésimo Teotónio de Almeida e José Saramago,o público conhecerá mais sobre a vida e a grandiosa obra desse extraordinário autor do Mundo das Letras de Portugal e da Diáspora portuguesa.
Lélia Pereira da Silva Nunes,
14 de junho de 2009
Refer: Convite Fundação José Saramago