Teresa Martins Marques,uma das mais fecundas ensaístas da literatura portuguesa contemporânea, se destaca no Mundo das Letras por sua produção literária,pela seriedade e dedicação do trabalho de investigação realizado ao longo de sua carreira, ou melhor, da sua vida.
Um nome que se destaca,também, por sua personalidade ímpar, pela força das palavras e por sua postura coerente e frontal. Para Teresa Martins Marques não existe meia palavra. A sua palavra é sempre única,inteira e a profere com sabedoria e coragem em qualquer circunstância.
Mulher forte, intelectual brilhante, escritora admirada e respeitada, uma referência para a comunidade literária que reconhece a sua importante contribuição e o seu inegável valor.
Presença constante nos circuitos culturais internacionais.
Ensaísta,crítica literária e investigadora integrada no Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa onde se licenciou em Filologia Românica (1975) e obteve o mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (1992).
Teve a seu cargo a direcção da organização do Acervo literário de David Mourão- Ferreira, na Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1997 e 2004. Autor tema da sua tese de doutoramento na Universidade de Lisboa.
É membro efectivo da actual direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Membro do conselho editorial da revista Mealibra.
Com uma vasta colaboração na imprensa literária: Colóquio-Letras, Jornal de Letras, Mealibra, Escritor, Atântida, Suplemento Açoriano de Artes e Letras- SAAL.
Dirigiu e prefaciou volume a volume a edição das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis, em 13 vols, Lisboa, 1993 -1996
Publicações: Para além de diversos ensaios incluídos em volumes colectivos, publicou em livro:
Si on parle du silence de la mer -1985
Salut France 2000! (7 vols)- 1988-1989
O Eu em Régio, a dicotomia de Logos e Eros -1989 ( Prémio de ensaio José Régio)
O Imaginário de Lisboa na Ficção de José Rodrigues Miguéis- 1º ed. 1994- 3º ed. 1997
Leituras Poliédricas – 2002
Recentes ensaios em volumes colectivos:
«Jorge de Sena, José Rodrigues Miguéis e David Mourão-Ferreira: Triálogo em Clave de Mito» inRessonâncias, Rio de Janeiro, 2006
«Algumas Leituras Francesas da Fase de Formação de David Mourão-Ferreira» in Portugal e o Outro. Textos de Hermenêutica Intercultural, Aveiro, 2006
«Leitura de Saudades para a Dona Genciana de José Rodrigues Miguéis» in Antologia Crítica do Conto Português -sécs XIX- XXI,1º vol. Lisboa, 2007
« Ciúme e Paixão em Régio e Tolstoi» in Antologia Crítica do Conto Português – sécs XIX- XXI, 2º vol, Lisboa, 2009.
A expressiva obra e a trajetória acadêmica plasmadas com talento, sensibilidade e rigor científico revelam a fôrça criadora da escritora TERESA MARTINS MARQUES,um nome que dispensa apresentação.
Florianópolis,16 de junho de 2009