A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores felicita o blog Comunidades pelo seu terceiro aniversário. Para nós açorianos, a diáspora é mais do que uma comunidade de açorianos que saíram do nosso arquipélago em busca de melhores condições de vida; para nós as comunidades açorianas foram das fronteiras geográficas dos Açores são uma continuidade da “alma” açoriana, que se perpetua além dos limites humanamente estabelecidos e que existe no âmago dos açorianos. É graças a actividades e iniciativas como esta que é possível alimentar a chama que mantém acesa a identidade açoriana, espalhada por todos os cantos do mundo.
O engrandecimento dos Açores, no contexto nacional e internacional, passará indubitavelmente pela capacidade de promover a coesão entre as nossas comunidades e a região. O projecto “comunidades” é precisamente um contributo fundamental para esta dimensão externa dos Açores e da extensão das nossas raízes a todos os continentes. O sentimento de pertença que está presente em todos os açorianos ganha uma voz através do “Comunidades”; uma única voz que aproxima os açorianos, afastados da sua terra por vicissitudes da vida.
O blog “Comunidades” é mais um passo no sentido de mostrar que os Açores são bastante mais e maiores do que os limites geográficos de nove ilhas atlânticas. Os Açores são mais do que uma região; os Açores são um sentimento, são um elemento identitário crucial para os que se sentem açorianos. Através deste projecto, em apenas três anos, foi conseguido o objectivo da aproximação cultural entre as comunidades no mundo inteiro; através do “Comunidades”, os Açores adquirem uma nova dimensão, uma dimensão internacional.
Mais uma vez, em nome da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, parabenizo o “Comunidades” pelo seu terceiro aniversário, por conseguir manter os Açores mais perto dos que estão longe, por garantir que os Açores estarão onde estiverem açorianos.
O PRESIDENTE DA AMRAA
João António Ferreira Ponte