PRÓLOGO (Fragmento)
O pensamento arquipélago *
Juan Carlos de Sancho
Las Islas de los Secretos
As Ilhas dos Segredos
Este é um livro escrito por autores residentes nas ilhas que conformam a Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde). Macaronésia é um nome colectivo de vários arquipélagos do Atlântico Norte, mais ou menos próximos do continente africano. O termo provém do grego νη̂σοι, makárôn nêsoi, ‘ilhas alegres e afortunadas’, numa alusão às ilhas da mitologia grega que eram a morada dos heróis defuntos e que se supunha estarem situadas nos confins do Ocidente.
Sentimo-nos afortunados por poder apresentar esta edição bilingue (espanhol/português), um projecto nascido com o firme propósito de continuar a impulsionar a Poética da Relação. As ilhas que conformam a Macaronésia possuem muitos aspectos naturais (botânicos e zoológicos), geológicos e climatológicos em comum mas a sua riqueza cultural consiste também no facto de possuir duas línguas afins e uma língua crioula, falada nas Ilhas de Cabo Verde, na costa ocidental de África.
Seguindo o sonho multicultural de Glissant, convidamos-vos a desbravar e decifrar o mundo macaronésico enquanto multi-relação, desfrutando dos lugares comuns que nos oferecem as diferentes culturas que habitam as ilhas. O mundo inteiro entrou num processo de crioulização, na emergência de identidades abertas, flexíveis, apaziguadas com o murmúrio de todas as línguas do mundo.
Em 2006 reunimo-nos no Funchal para partilhar estes pensamentos islenhos que agora editamos. Também chegaram então à Madeira autores da Ilha de Santa Catarina no Brasil e das “ilhas” da Galiza, Moçambique e Lisboa. A insularidade é um conceito aberto, universal, infinito, um pensamento arquipélago. Desfrutem desta realidade múltipla e complexa: Las Islas de los Secretos / As Ilhas dos Segredos.
* pensamento arquipélago, um conceito de Edouard Glissant.