A marca do Jair
**
Flávio José Cardozo
Na escrita de Jair Francisco Hamms ressaltam atributos que nos permitem dizer: eis a marca do Jair. Pode ser numa breve crônica, pode ser num conto mais trabalhado. Há por ali um jeito, uma forma de prender que a prática dos anos foi tornando mágica. Leitor que entra nessa malha não sai mais. Jair é escritor de fiéis leitores.
Ali, na arte do Jair, vemos a elegância da frase, o gosto pela correção formal e por sutilezas de estilo, como o súbito emprego de uma palavra mais rara para botar tempero no texto. Vemos o humor em suas gradações, do sorriso moleque ao impiedoso sarcasmo. Vemos a destreza dos diálogos, eficientíssimos no desenho das personagens e na dinâmica dos casos contados. Nessa particularidade, a da inventiva dos temas e enredos, a marca do Jair é das que mais convencem na prosa curta catarinense – poucos engendram histórias tão criativamente como ele.
Um registro ainda sobre a marca do Jair: seu estado de permanente emoção com a Ilha natal. Todos os sentidos do escritor estão sempre afinados na percepção e na exaltação da terra amada. Ele não é apenas um filho talentoso – é um talentoso filho amoroso. Autêntico.
(2009)
_____________________________________
Sobre o Autor FLÁVIO JOSÉ CARDOZO
Flávio José Cardozo nasceu em Lauro Müller, sul de Santa Catarina.Frequentou o Curso de Jornalismo da PUC-RS. Trabalhou na Editora Globo de Porto Alegre, foi diretor da Imprensa Oficial de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. É membro da Academia Catarinense de Letras. Manteve por anos a fio coluna do crônicas no Jornal Diário Catarinense. É um dos mais festejados cronistas de Santa Catarina.
De sua extensa produção literária destacam-se os livros de Contos: Singradura, Zélica e outros e Guatá;de Crônicas:Água do pote, Beco da lamparina, Tiroteio depois do filme, Senhora do meu Desterro, Trololó para flauta e cavaquinho (com Silveira de Souza), Uns papéis que voam, Duas violas arteiras (com Sérgio da Costa Ramos) e Sopé (com o desenhista Tércio da Gama)e Batuque Bem Temperado (com Jair Hamms) Na área da literatura infanto-juvenil, publicou O tesouro da Serra do Bem-bem.Presente em inúmeras antologias regionais e nacionais, tendo publicado e organizado junto com o escritor Salim Miguel “13 CASCAES”,comemorativa ao centenário de Franklin Cascaes (Ed.FCFFC,2008)
Créditos Imagens: Da Editora Insular e do escritor Flavio Cardozo