Editora lança painel da literatura de SC
Obra de Celestino Sachet será lançada em dois formatos: um resumido, com destaque para ilustrações de Rodrigo de Haro, e outro integral, com mais de 600 páginas
A obra é resultado de mais de 10 anos de pesquisa do autor, que traça assim um completo painel da produção ficcional de catarinenses em poema, prosa e teatro. Desde ‘Assembleia das Aves’, publicado por Marcelino Antônio Dutra, em 1847, e considerado a primeira obra de autor catarinense, até os dias de hoje.
“A Literatura dos Catarinenses – Espaços e Caminhos de uma Identidade” será lançada em dois formatos: um resumido, fartamente ilustrado, editado especialmente para o Governo do Estado, co-patrocinador, presentear visitantes, e outro integral, com mais de 600 páginas.
O autor, que prepara uma edição com autores de não-ficção, faz questão de ressaltar que se trata de um painel da literatura dos catarinenses e não de literatura catarinense. A diferença é sutil e fica clara no livro deste que é um dos grandes estudiosos catarinenses na área de literatura. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Estado (onde chegou a reitor), além de professor visitante na Universidad Nacional de Formosa, Argentina, ele já publicou mais de 20 livros e também foi o responsável, junto com o irmão Sérgio Sachet, pelo programa de televisão “Santa Catarina: 100 Anos de História”, exibido no final dos anos 1990.
O lançamento de “A Literatura dos Catarinenses – Espaços e Caminhos de uma Identidade” está marcado para esta quinta-feira, dia 25, 19 horas, na sede da Academia Catarinense de Letras (centro de Florianópolis).