Primeiro caso positivo oriundo do continente americano nos Açores
A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 846 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de COVID-19 na ilha de São Miguel.
O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, de 46 anos de idade, não residente nos Açores há dois anos, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o continente americano a 28 de julho, que obteve resultado positivo no teste de despiste para o vírus SARS-CoV-2.
O indivíduo apresenta situação clínica estável e tem permanecido em isolamento na unidade hoteleira na qual está hospedado, tendo já sido diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.
Com este caso mais recente, foram detetados na Região 172 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 17 casos positivos ativos, dos quais 16 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.
Relativamente a dois dos casos diagnosticados mediante análise laboratorial em clínica privada, nomeadamente de indivíduos residentes nos Açores, os mesmos foram contra-analisados num dos laboratórios de referência da Região e foram obtidos resultados negativos para o vírus SARS-CoV-2.
Apesar desta contra-análise negativa, irão permanecer em isolamento durante 14 dias e iniciar processo de recuperação seguindo os critérios de cura atualmente em vigor, conforme definido pela Direção Regional da Saúde.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
PORTUGAL
Hoje, 29 de julho de 2020:
50.603 casos confirmados (+203)
35.875 casos recuperados (+249)
13.013 casos positivos ativos (-49)
1.725 mortos (+3)
403 internados (+1), sendo 43 em Unidades de Cuidados Intensivos (+2)