A Editora Lugar da Palavra, as autoras Ana Isabel Ferreira, Isabel Pita e Almeida, Maria Graça Castanho e Rita Simas Bonança, lançarão a primeira Coleção As Histórias dos Meninos da Rita, que é pioneira em Portugal e que conta com a sua primeira obra intitulada É Carnaval e Ninguém Leva a Mal, Pá!, por oferecer histórias açorianas sobre as diferentes tradições nos Açores. É uma obra que visa manter as nossas tradições junto das crianças e dar a conhecer a nossa cultura no território nacional e na diáspora açoriana nos quatro cantos do mundo.
Para o dia do lançamento do livro, que irá decorrer no dia 30 de Janeiro deste ano, em duas sessões distintas (uma no Colégio do Castanheiro, pelas 9h30m para as crianças das escolas e no dia 31 no Centro de Estudos Natália Correia, pelas 16:30, para uma audiência mais adulta) contamos com as ilustres presenças do editor do livro, Dr. João Carlos de Brito, da Editora Lugar da Palavra, e da Dr. Ana Fritz, técnica superior de reabilitação, da equipa de trabalho do Dr. Miguel Palha, Pediatra – Neuro desenvolvimento, do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, que apadrinhou este projeto de corpo e alma em prol e na defesa das crianças diferentes.
Esta coleção foi inspirada na história verídica da vida de uma criança, de oito anos de idade, por evidenciar dificuldades de aprendizagem específicas e ter colmatado as suas fragilidades com o suporte de uma família que lhe ama, com o apoio de uma diversificada equipa multidisciplinar e por frequentar um colégio que integra uma equipa de profissionais de excelência: o Colégio do Castanheiro.
Era criativa e muito imaginativa. Trocava as letras de cada palavra, ficando os meninos de cara pasmada. As pipocas que tanto gostava eram as ‘pibocas’, as flores do jardim as ‘folores’, a tartaruga da sala a ‘trataruga’. Margarida era diferente, mas fazia os meninos e meninas felizes com as suas trapalhadas.
Foi ela a razão deste projeto que se reveste por um enorme potencial por possibilitar ao aluno e professor/ educador de infância o contacto com um diversificado leque de ferramentas pedagógicas nas diferentes áreas do saber. Neste projeto estiveram envolvidas diferentes especialistas na Área Musical, Rita Andrade e Bruno Duarte, ao criarem um diversificado registo musical sobre o Carnaval. Na Área das Tecnologias e Comunicação, Filipe Raposo premiou esta obra com um trabalho inovador na promoção da leitura e da escrita através da criação de jogos didáticos sobre esta história de Carnaval, aplicações estas que vão estar disponíveis e que poderão ser descarregadas para Androids. As ferramentas pedagógicas criadas têm como propósito promover a aprendizagem da leitura e da escrita, de forma lúdica, numa perspetiva a brincar vou aprender, tendo em conta os seguintes conteúdos: a segmentação frásica, a segmentação silábica, a interpretação da história, a exploração da música, lengalengas e adivinhas. É um projeto totalmente enriquecedor e com potencialidades enormes ao no apoio do/a aluno/a e do educador de infância-professor em contexto de sala de aula e em momentos de apoio familiar ao nível escolar. Só por aí já estamos perante uma obra que abarca uma imensidão de estratégias em prol da criança.
Contou ainda com a ilustradora Bárbara Jasmins que se aprumou quanto à sua capacidade ilustrativa singelamente.
Comunidades
26 jan, 2015, 23:35
Saída:“É Carnaval e Ninguém Leva a Mal, Pá!”
Título: É Carnaval e Ninguém Leva a Mal, Pá!
Autoras Ana Isabel Ferreira, Isabel Pita e Almeida, Maria Graça Castanho e Rita Simas Bonança
Coleção: As Histórias dos Meninos da Rita
Editora: Lugar da Palavra
Quando? Dia 31 de Janeiro, às 16hs:30 min.
Onde? Centro de Estudos Natália Correa