Onésimo, único e multímodo
Dezenas de leitores e admirados de Onésimo Teotónio Almeida não arredaram pé da sala (completamente cheia) do Hotel Axis Vermar, até perto da 1h00 da madrugada, para assistirem ao lançamento do livro Onésimo, único e multímodo.
A obra é uma ideia de João Maurício Brás e reúne textos sobre Onésimo, publicado pela editora Opera Omni, de Guimarães. Escritores, amigos e alunos, num total de 41 pessoas, quiseram homenagear mas, principalmente, celebrar os cinquenta anos de vida literária de Onésimo.
O livro está dividido em quatro áreas principais. A primeira, Onésimo de Vários Ângulos, apresenta uma perspetiva abrangente sobre a sua pessoa e universo; Do Aluno ao Professor, incide sobre a sua atividade como professor numa universidade dos Estados Unidos da América, através de depoimentos de antigos alunos que relatam o trabalho e importância do professor e as temáticas estudadas. Juntam-se-lhes dois depoimentos de um professor de Onésimo e de um professor universitário português que esteve na Brown University e assistiu às aulas de um curso de Onésimo Almeida. Na terceira parte, Sobre o Escritor e o Criativo, percorre-se o seu universo literário; enquanto na final, Sobre o Ensaísta e o Pensador, se reúnem textos sobre algumas das dimensões dessa vertente fundamental da sua obra.
A apresentação da obra esteve a cargo da escritora brasileira, de Santa Catarina,Lélia Nunes que destacou aspectos da obra e a contribuição de Onésimo no relacionamento histórico e cultural entre seu Estado natal e o arquipélago dos Açores e o seu próprio percurso como escritora e investigadora da cultura açoriana,sendo ela um dos autores participantes do livro.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, fez questão de também homenagear o escritor e o amigo do Correntes d Escritas. Ele consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, nunca diz não a nada. Tem a capacidade de dizer coisas sérias e muito inteligentes de forma simpática e completamente desarmante. Tem a facilidade estrondosa de fazer amigos por onde quer que passe.
Quero agradecer o muito que já fez pelo Correntes d Escritas. Nunca negou qualquer tipo de apoio, faz eco de tudo o que aqui se passa e é o melhor mensageiro que poderíamos ter, sublinhou Luís Diamantino.