Sinopse
Adolescência: desafios e riscos
A obra Adolescência: desafios e riscos é o resultado da reflexão de vários investigadores nacionais e estrangeiros, muito prestigiados na investigação da adolescência e provenientes de diferentes áreas do saber (psicólogos, médicos, sociólogos, filósofos, professores, políticos, etc.).
O livro, com 487 paginas e 18 capítulos, tem o prefácio do Doutor Carlos Amaral Dias, Professor Catedrático, reconhecido Psicanalista Português, e foi organizado pela Doutora Teresa Medeiros, Professora Catedrática de Psicologia e docente universitária de Psicologia do Adolescente há cerca de três décadas. A obra está organizado em seis secções integrativas. A primeira secção, intitulada “Da adolescência às adolescências possíveis”, agrega o pensamento em torno do conceito de adolescência e da pluralidade de adolescências. A segunda, sob o nome de “Políticas, interculturalidade e cidadania”, reflete sobre as políticas de juventude, a participação e os desafios da interculturalidade das nossas sociedades plurais. A terceira, “Desenvolvimento físico, corpo e imagem”, debruça-se sobre as questões da puberdade, do corpo e da sua representação, com as inerentes implicações na afirmação identitária dos adolescentes. A quarta, sob o título de “Contextos, relações e desafios”, traz à guisa da reflexão a importância das relações vinculativas e das relações interpessoais na família, na escola e com os pares, sendo, muitas vezes, mediadas também pelo uso da internet. A quinta, “Riscos e sofrimento psicológico”, evidencia o sofrimento psicológico. Por fim, na última secção, “Da adolescência à adultez emergente”, aprofundam-se as mudanças desenvolvimentistas do final da adolescência, nomeadamente, as psicossociais e cognitivas e as transições que corporalizam nos estudantes do ensino superior, aquilo que se designa por adultez emergente, a partir do pensamento de Arnett, no dealbar do nosso século.
Trata-se de um livro científico de grande interesse para a sociedade em geral, que procura otimizar o período de desenvolvimento da adolescência e evidenciar as adolescências saudáveis e felizes, sem negar, ou esconder, perigos nas trajetórias de desenvolvimento de alguns adolescentes.
Espera-se que este livro, já na sua 2ª edição, seja um bom contributo para políticos, pais, professores, os técnicos que lidam com adolescentes, e estudantes do ensino superior e, desta forma, se constitua como um bom recurso para a promoção da saúde dos adolescentes do século XXI e potencie o seu desenvolvimento saudável e a sua voz, numa sociedade que se quer mais feliz.