À Conversa com alunos da escola Secundária Rocha Peixoto
Na intensa e diversificada programação da XVI Correntes chamou-me a atenção as Sessões realizadas nas Escolas. Fiquei curiosa em conhecer o bate papo entre alunos da Escola Secundária e os escritores durante a realização das Correntes.
O poeta terceirense,Ivo Machado, há muito radicado na cidade do Porto, falou-me desse forte elo que se une à Corrente de Escritas com a realização de sessões nas escolas. Opinião que o escritor açoriano,o micaelense João de Melo, corrobora com vigor.
Da sua importância na formação do leitor, do público e no desabrochar de jovens talentos literários não resta a menor dúvida. Mas, como são recebidos os escritores? Como se dá a participação dos alunos?
Com o propósito de conhecer o embate entre escritores e alunos fui assistir a Sessão realizada na manhã do dia 27 de Fevereiro na Escola Secundária Rocha Peixoto,estabelecimento de referência educacional no município da Póvoa de Varzim.
Presentes os escritores José Mario Silva, Afonso Cruz e Onésimo T.Almeida.Um grupo de alunos fez as apresentações dos escritores e a seguir cada convidado falou do seu trabalho como escritor,destacando a importância da leitura e o ato de escrever.
Onésimo Almeida,professor, escritor e grande pensador ensina que escrever é a melhor maneira de pensarmos, de limarmos nossas ideias. A escrita engrandece o trabalho educativo e facilita o aprendizado, pois a memória fixa melhor o que escrevemos por esforço.
Seguiu-se um animado diálogo plural entre os alunos e escritores.Os alunos levantaram questões pertinentes,bem formuladas com conhecimento prévio do seu destino. Uma conversa que se prolongou para além do horário e que tive o imenso prazer de participar.
Várias sessões nas escolas foram realizadas durante a XVI Correntes d Escritas na Póvoa de Varzim.
Houve,inclusive, na Sessão de Encerramento uma palavra de agradecimento do Vice-Presidente da Autarquia e Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, aos escritores que estiveram presentes nas sessões nas escolas,dizendo que até são mais escritores ainda porque estavam a semear junto dos mais jovens o gosto pela leitura. Talvez, aí esteja o segredo das Correntes, a sua aposta mais valiosa. Pois, a bem da verdade,a cada ano o fantástico evento literário tem recebido mais jovens e promovido a leitura junto das escolas.