Homenagem a Onésmo Teotónio Almeida
Integrado no Ciclo de Literatura Portuguesa, organizado pelo Consócio Dr. António Aires Gonçalves, o Grémio Literário vai realizar, na Biblioteca, uma sessão dedicada à vida e obra do escritor e Sócio do Grémio Literário, Prof. Doutor Onésimo Teotónio Pereira de Almeida, ficando a apresentação a cargo do Dr. João Maurício Brás, sendo os textos da obra do homenageado lidos pela Dra. Luiza Costa.
Onésimo Teotónio Almeida é doutorado em Filosofia pela Brown University (Providence, Rhode Island, USA) e, na mesma universidade, é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, de que foi director durante catorze anos. Fundou e dirige a editora Gávea-Brown, dedicada à edição em inglês de obras de literatura e cultura portuguesas e é co-editor do e-Journal of Portuguese History e de Pessoa Plural, ambas revistas electrónicas editadas em cooperação internacional e publicadas na Brown University.
É colaborador do Jornal de Letras e entre as organizações a que pertence, é membro da direcção da PALCUS – Portuguese-American Leadership Council of the United States e Trustee do New Bedford Whaling Museum. Foi Vice-Presidente do Rhode Island Council for the Humanities e da Associação Internacional de Lusitanistas. Foi eleito Membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e da Academia da Marinha. Foi agraciado pelo Presidente da República e recebeu um doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
Sobre a personalidade "multímoda" de Onésimo Teotónio Almeida e sua imensa obra muitos colegas, amigos e alunos já se manifestaram muito recentemente em "Onésimo, Único e Multímodo",organizado por João Maurício Brás e apresentado em 2015 nas Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim.
Da Introdução,assinada por João Brás, fica claro de forma enfática: “Se o que predomina aos olhos do público é o Onésimo Teotónio Almeida escritor, cronista e ficcionista, alguém sempre disponível e repleto de humor nas suas aparições públicas em Portugal, como autor desta introdução não posso deixar de manifestar que considero que, se a sua obra apresenta uma totalidade indissociável, é a sua faceta menos conhecida – a de pensador e ensaísta – que é mais significativa e mesmo fundamental."
E encerra…
"Em suma, o pensamento de Onésimo Teotónio Almeida tem-se afirmado como um percurso de auto-reflexão a partir de si próprio e do mundo que o rodeia, erguendo-se numa construção teórica problematizadora do entendimento do mundo informada pelo debate circundante nos diversos ramos das ciências sociais. Este universo filosófico enformado pelas suas experiências vivenciais influencia fortemente a sua obra literária, conferindo-lhe um carácter único."
Com certeza, no próximo dia 29 de Maio,no Grêmio Literário,teremos uma bela e deliciosa sessão.
A não perder!