Os graciosenses que votarem no próximo dia 25 de outubro para a composição da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, que também definirá o novo Governo Regional, irão encontrar 8 forças políticas no boletim de voto.
Assim, concorrem pelo Circulo Eleitoral da Graciosa, que elege 3 deputados, o PS, PSD, CDS-PP, CDU, BE, PPM, CHEGA e MPT.
Os cabeças de lista de PS e PSD são os atuais deputados José Avila e João Bruto da Costa, respetivamente, enquanto o CDS-PP avança com o professor Fernando Melo e a CDU com a técnica de exercício físico Joana Fonseca.
O Bloco de Esquerda também volta a concorrer pela Graciosa, desta vez com a técnica de aeronáutica Humberta Araújo, assim como o PPM que propõem o enfermeiro Luís Picanço e o MPT – Partido da Terra com o lavador de automóveis Daniel Gomes.
O Chega, que se estreia este ano no sufrágio açoriano, candidata o contabilista Roberto Pires pelo Circulo Eleitoral da Ilha Graciosa.
Nas últimas eleições regionais, disputadas em 2016, o PS venceu na Graciosa com 54,55% dos votos e elegeu 2 deputados, enquanto o PSD elegeu 1 deputado.