O Concerto de Ano Novo da Freguesia de Guadalupe é uma iniciativa da Junta que vai na 3ª edição.
Na abertura do concerto atuou o Grupo de Violas e Cantares da Casa do Povo de Guadalupe. O rancho fundado em 1978 pelo padre José Simões Borges apresentou-se com alguns temas dos tradicionais reis de natal.
Em seguida, atuou a Filarmónica União e Progresso de Guadalupe que vai completar 57 anos de existência.
Este ano não participaram o Coro de Nossa Senhora de Guadalupe nem o Agrupamento de Escuteiros devido a um surto de gripe que atingiu grande parte dos participantes.
A banda e o rancho folclórico são os grupos que melhor representam a cultural popular da Freguesia de Guadalupe, além de grandes embaixadores da Graciosa.
A Freguesia de Guadalupe é das mais ricas em termos culturais. Aliás, a Graciosa tem dois grupos folclóricos, 4 filarmónicas, 5 coros, 4 agrupamentos de escuteiros e 5 bandas que por esta altura já animam os tradicionais bailes de carnaval.
O Presidente da Junta de Freguesia de Guadalupe aproveitou a primeira iniciativa do ano para destacar os projetos que a autarquia pretende desenvolver em 2020. E fez dois pedidos ao governo regional: um novo relvado sintético e a requalificação do Porto Afonso.
À reportagem do AÇORES HOJE adicionamos 2 temas de cada grupo. Inclui a estreia da marcha de concerto "Aldeia da Musica" pela FUPG: