A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa vai investir, este ano, mais de um milhão de euros, em três campos de futebol, para dotar os clubes locais de melhores condições e horários.
A primeira obra, no valor de 250 mil euros, é a substituição do relvado sintético do Campo de Jogos de Guadalupe, que deverá ocorrer antes do início da época desportiva de 2021/22.
A autarquia vai assinar um contrato com a Junta de Freguesia de Guadalupe, passando a gerir o recinto nos próximos 15 anos.
Com um prazo de execução de 8 meses irá também, brevemente, a concurso, a construção de um relvado sintético em Santa Cruz. Este segundo campo em Santa Cruz é necessário, porque o existente é de 1997 e, sendo natural, tem limitações para treinos.
Aliás, Santa Cruz, com 2 clubes e 7 equipas, tem a promessa do sintético há 20 anos. A vice-presidente da atual Câmara só pode justificar o atraso dos últimos 12.
A autarquia vai recorrer à banca para executar esta empreitada e, se o processo decorrer com normalidade, o sintético de Santa Cruz estará concluído no final da época 2021/22.
Entretanto, no Campo Municipal da Luz também será efetuada a manutenção do sintético que foi inaugurado em 2010.
Além do andebol e do atletismo a Graciosa tem uma equipa de voleibol feminino há largos anos na divisão A2.
No futebol é o Marítimo e o Guadalupe quem têm mais visibilidade no Campeonato dos Açores, mas os 5 clubes da ilha têm 17 equipas em atividade nos diferentes escalões. A Graciosa tem ainda um clube com equipa de veteranos.