Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 46 novos casos positivos de covid-19, sendo 38 em São Miguel, cinco no Faial, dois na Terceira e um no Pico, decorrentes de 1.286 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionado.
Em São Miguel, três novos casos correspondem a outros tantos viajantes (um não residente com teste positivo à chegada, um referente a teste do 6.º dia a passageiro residente e um caso referente a análise realizada após teste do 6.º dia). Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista três novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 16 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista sete novos casos e o concelho da Ribeira Grande regista 12 novos casos.
No Faial foram diagnosticados cinco novos casos que se ligam à cadeia pré-existente.
Na Terceira, os dois novos casos correspondem a transmissão comunitária, sendo um no concelho de Angra do Heroísmo e outro no concelho da Praia da Vitória.
No Pico, um residente testou positivo à chegada à ilha.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 63 recuperações, sendo 47 em São Miguel, 15 na Terceira e um nas Flores.
À data de hoje estão internados seis doentes, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e dois no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI).
Dois casos previamente reportados na ilha de São Miguel, cujos testes de despiste ao SARS-CoV-2 produziram resultado positivo, apresentaram documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerados casos ativos na Região.
O arquipélago conta presentemente com 541 casos positivos ativos, sendo 413 em São Miguel, 81 na Terceira, 15 em Santa Maria, 15 no Faial, nove no Pico e oito em São Jorge.
Com a extinção de uma cadeia de transmissão local primária nas Flores, nas últimas 24 horas, são agora sete as cadeias de transmissão local primária: duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma no Faial. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas.
Em vigilância ativa estão hoje 987 pessoas.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.028 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.292 pessoas. Faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior.
Até ao presente realizaram-se 656.794 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.