O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu na noite de terça-feira o acolhimento que o Executivo teve na Graciosa, na primeira visita estatutária da legislatura, destacando o empenho dos graciosenses no desenvolvimento da sua terra, e da Região, e garantindo diversas respostas a questões levantadas.
“O acolhimento foi não só amistoso como empenhado no sucesso da governação e no sucesso do desenvolvimento da ilha Graciosa e dos Açores”, declarou José Manuel Bolieiro, falando no final da reunião tida com o Conselho de Ilha, momento que marcou o final do segundo e último dia de visita estatutária à Graciosa.
Após dois dias de trabalho, que tiveram várias reuniões e visitas, o Presidente do Governo sublinhou ter ficado com a “noção muito clara das prioridades” para todos os moradores na ilha, destacando duas matérias: primeiro, abordou os transportes, “sobretudo” no que diz respeito ao escoamento de “bens transacionáveis e com valor acrescentado”.
“É esse o modelo de desenvolvimento que queremos para os Açores. Não é apenas o consumo, é a capacidade de produção, criação de riqueza e expedição de produtos para a formação de um mercado regional, mas também para exportação”, disse, a propósito deste ponto.
Já no que refere a outra das prioridades, a saúde e o acesso a cuidados de saúde, o governante lembrou o triplicar em 2021 – face a período homólogo – da oferta de consultas especializadas aos doentes da ilha, sendo que, face a 2019, ano pré-covid-19, este valor representa o dobro de consultas.
O segundo dia da estatutária à Graciosa arrancou com uma visita ao Porto da Graciosa, que terá uma nova gare de passageiros, com um concurso público que deverá ser lançado em 2022.
Posteriormente, o Executivo reuniu-se em Conselho do Governo e visitou, ainda de manhã, a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.
Posteriormente, o Executivo reuniu-se em Conselho do Governo e visitou, ainda de manhã, a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.
Para a parte da tarde, e antes da reunião do Conselho de Ilha, houve, entre outros momentos, uma visita à aerogare da Graciosa, com uma reunião com responsáveis da SATA – Gestão de Aeródromos, uma reunião com os deputados regionais eleitos pela ilha, uma visita a uma obra do centro da freguesia da Luz e uma passagem pelas Termas do Carapacho.
O XIII Governo Regional dos Açores, concretizou José Manuel Bolieiro, já tem obra feita na Graciosa e houve, nos dois dias de trabalhos, uma “prestação de contas” ao povo local, sendo também natural haver “expetativas” para os próximos tempos, seja a concretizar em Plano e Orçamento da Região, com recursos próprios, seja por via do acesso a fundos comunitários.
O Executivo parte hoje para a ilha de São Jorge, onde realiza a segunda visita estatutária da legislatura.
Fonte: Portal do Governo