Realizou-se nesta segunda feira uma reunião entre a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa e a Câmara Municipal, onde o executivo da Junta colocou "as diversas preocupações que neste momento registam em Santa Cruz".
Destaca-se "a zona balnear do Barro Vermelho, zona de Bandeira Azul e que tem uma grande necessidade de casa de apoio ao nadador salvador, e condições para bar", refere uma nota da Junta de Freguesia.
Também no âmbito das zonas balneares, foi abordada a "colaboração entre estas edilidades para o Boqueirão, Poça das Salemas, com a implementação de solários e outras melhorias bem como, a reparação do Cais da Calheta e Cais das Fontainhas".
O executivo de Paulo Cunha também "alertou para o facto que a limpeza de canadas não são responsabilidade da Junta de Freguesia e que a autarquia deve também, tal como a Junta já o fez por diversas vezes, insistir junto do Governo Regional para assumir essa responsabilidade na área da Agricultura", acrescenta.
No referido encontro foi solicitado "apoio financeiro para a recuperação da antiga Escola do Bom jesus, nomeadamente para a implementação do teto".
Devido aos fracos recursos humanos da Junta, foi ainda solicitado à Câmara Municipal "colaboração de eletricista para as necessidades de manutenção das habitações da Junta de Freguesia".
Do mesmo modo, "devido a cada vez mais a legislação imposta às Juntas de Freguesia necessitar de um permanente acompanhamento jurídico que a Junta não possui", foi pedida colaboração do departamento existente no Município.
A Junta de Freguesia aproveitou para voltar "a reivindicar que os Caminhos de Atrás do Pico (Fontes) e junto à Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa sejam, pavimentados com urgência.
A Junta de Freguesia de Santa Cruz assume-se como parceira do Município para, em conjunto, tentarem solucionar estes problemas no ano 2022.