A ilha de São Jorge prepara-se para acolher uma homenagem única à força feminina que sustenta uma das mais emblemáticas tradições regionais.
Entre 2 e 9 de novembro, a Associação 9’Circos estreia o documentário ‘Domingo a Domingo: As mulheres do Espírito Santo da Calheta’, com exibições gratuitas em oito freguesias do concelho.
A curta-metragem, com 12 minutos, mergulha no “trabalho invisível e fundamental” das mulheres da Calheta, que ano após ano asseguram a continuidade das Festas do Espírito Santo – desde a preparação das tradicionais sopas até à organização das coroações, o filme eterniza o seu papel essencial, muitas vezes nos bastidores.
Integrado no projeto ‘A Costela de Lilith’, que celebra a identidade feminina, este documentário é um registo cultural e histórico que dá voz às mulheres da Calheta, incluindo as perspetivas de migrantes, unindo diferentes vivências em torno da espiritualidade e da pertença.
“É um gesto de reconhecimento e eternização da força feminina que sustenta uma das tradições mais emblemáticas dos Açores”, sublinha a organização – uma oportunidade para a comunidade e visitantes de São Jorge descobrirem a dedicação e o “imenso sentido de irmandade” que move estas celebrações, perpetuadas por gerações.