A cidade de Florianópolis testemunhou nesse domingo,15 de Março, a maior e mais contundente manifestação popular de sua história. Mais de 30 mil pessoas, segundo a Policia Militar, ou mais de 50 mil, de acordo com os organizadores, passaram pela avenida Beira Mar Norte, partindo do Terminal Rodoviário até chegar as sedes da Policia Federal e da Justiça Federal.
Uma multidão entusiasmada e de forma pacífica, debaixo de um violento temporal, participou do protesto politico, gritanto Fora PT,Fora PT, e depois Fora Dilma.Fora Dilma. Faixas enfatizavam Chega de corrupção e Impeachment Já.
Impressionante a diversidade da presença popular. Jovens, adultos, crianças, idosos misturaram-se num movimento único, todos encharcados pela chuva que castigou a capital a partir da passeata, mas num clima de empolgação impressionante.
Não se viu uma única bandeira vermelha, a marca exclusiva da manifestação da CUT na sexta-feira na Catedral Metropolitana. Também ninguem mostrou bandeira de partidos politicos.
Os manifestantes vestiam camisas amarelas, outras com roupas verdes, muitos enrolados na bandeira do Brasil. E todos gritando em coro as mesmas palavras de ordem.
Grupos mais fortes eram ouvidos em pontos distantes quando gritavam em coro: Lula cachaceiro devolve o meu dinheiro. E alternavam com Fora PT ou num longo Vem prá rua, dirigindo-se aos apartamentos ao longo de toda a avenida.
O desfile inédito foi conduzido pela Policia Militar e aberto por um contingente de ciclistas, também vestindo verde e amarelo.
No trapiche da Beira Mar, um dos locais de encontro, encontrava-se um grupo numeroso protegendo-se das fortes chuvas nas poucas áreas cobertas que ali existem. Quando a passeata se aproximou outro flagrante emocionante. Todo mundo saiu dos abrigos e foi ao encontro dos manifestantes, numa confraternização marcada por vivas, apitos e abraços.
O povo cansou do PT e da roubalheira. Quer um basta, afirmou o ex-deputado e ex-prefeito da Capital, Edison Andrino(PMDB), com 50 anos de vida pública, que acompanhou o começo do desfile no Terminal Rita Maria.
Quando os manifestantes chegaram na sede da Policia Federal, ao lado da Casa da Agronômica, homenagearam a instituiçao com palavras de ordem e cumprimentos pelas investigações da Operação Lava Jato.
O Diretor de Comunicação Social da Policia Federal, delegado Ildo Rosa, deixou a sede da instituição e foi cumprimentar os manifestantes. Recebeu abraços e os parabéns a toda a Policia Federal pelo que vem fazendo no combate a corrupção no Brasil.
Seguiu depois para abraço simbólico na Justiça Federal e Ministério Público Federal, duas instituições que se destacam no combate à roubalheira e inquéritos contra os corruptos.
(*) texto publicado no Blog do Jornalista Moacir Pereira e aqui reproduzido com autorização do Autor. Galeria de Fotos DC,divulgação