Nota introdutória:
Esta colectânea organiza-se em torno de diversos eixos temáticos: o fluir do tempo, a importância da memória, as viagens pelos diversos lugares físicos e espirituais, os percursos pelos sentidos, materializados nos mais diversos sentimentos.
A sua estrutura encontra-se dividida em cinco partes – número simbólico conotado com a união, o centro e o equilibrio –I.“Nas garras do tempo”; II. “Sentidos”, III. “Destinos”, IV. “Geografias Orientais”; e, por fim, “V. Noutros lugares”.
Assim, o tempo será o ponto de partida, nas “garras” do qual se vão tecendo os mais variados destinos, que percorrem depois, por vezes, uma demanda de identidade construída através duma cartografia dos sentidos, prolongada por diversos espaços.
Em suma, serão estes alguns elementos constituintes da “matéria dos sonhos” –força motriz de todos os percursos vivenciais.
Por último, um agradecimento à minha amiga Irene Maria F. Blayer, Professora Catedrática na Universidade de Brock (Canadá), pela publicação de uma primeira versão de alguns dos poemas no blogue “Comunidades” da RTP Açores –editado conjuntamente com Lélia Nunes (Professora Universitária, Florianópolis, Brasil); e também à escritora Maria Estela Guedes pela inclusão de alguns destes textos na revista “TriploV”.
Dora Nunes Gago, A Matéria dos Sonhos, Coimbra, Ed. Temas Originais, 2015