Vera Sabino percorre os caminhos, descortina a magia, e entre vivências e convivências busca inspiração no jeito de ser e estar na Ilha. Entre o real e o imaginário não há fronteiras. Apenas, tangem o insondável e se cruzam no tempo. O tempo da Ilha, o tempo de Vera Sabino – traduzido na sinfonia de imagens de sua arte. Vera de seu universo pictórico, sem qualquer inibição retrata a MULHER.
Mulheres se multiplicam, metamorfose, imagem sensual, insólita reinvenção, sortilégios de sua arte. Medusas adornadas em suas cabeças com peixes, seres marinhos, cobras, pássaros, flores, numa composição encantada;
rendeiras de olhos pretos profundos, cheios de sensualidade e vívidos como o olhar da gaivota a espiar rotas; sereias emergem, antropomorfas tentadoras, no meio do mar cavado, cristais de ondas, cabeleira de espumas, corpo rendado de escamas em contraste com o rosário hagiográfico de suas madonas, santas e via-sacras, por último, bruxas da Ilha, feiticeiras, nuas ou vestidas, corpos de puro desejo, seios fartos, boca carnuda, vermelha, imagem exuberante.
Mulher da Ilha. Ilha-Mulher, eis o olhar feminino de Vera Sabino,na sua intuição e arte.
Lélia Pereira da Silva Nunes
trecho do artigo “Uma Ilha Imaginada na arte de Vera Sabino”,In: Na Esquina das Ilhas,2011.
____________________________________________________________________________
Sobre a artista plástica Vera Sabino – “mulher da Ilha”
“A pintura faz parte da minha vida, não consigo fazer outra coisa que não seja isso”.
Vera Sabino está entre os expoentes das artes plásticas de Santa Catarina. Produtiva e sistemática, sempre inspirada na cultura açoriana sobrevivente na Ilha de Santa Catarina.Natural de Florianópolis,Santa Catarina(1949), Vera começou a pintar aos oito anos incentivada por um tio que lhe presenteou as tintas. Aos quatorze, em Brasília, conquistou o primeiro dos muitos prêmios que viria a receber. Morou em Brasília e Rio de Janeiro. Vive em Florianópolis,capital catarinense desde 1972. Vive na Ilha de Santa Catarina,sua terra natal,sua grande paixão e é daqui que nos encanta com sua ARTE.