Faleceu no dia 7 de Janeiro,aos 54 anos, a Professora Catedrática da Universidade dos Açores – Fátima Sequeira Dias. Integrava o quadro de Docentes do Departamento de Economia e Gestão.Investigadora e escritora.Profissional de grande mérito, deixa um enorme vazio na academia açoriana. Perde os Açores uma voz forte,incisiva na defesa do desenvolvimento econômico e social da Região. Um olhar que não baixava a guarda nunca,sempre atenta, observando, estudando e investigando o universo açoriano nos grandes temas da História e da Economía.
Pequena em estatura física, gigante na simpatia, no trabalho, no abraçar causas, na coragem, no enfrentamento,na humanidade.
Fica a saudade. Permanece a sua memorável obra para seus alunos e colegas de todos os lugares por onde passou e partilhou o seu saber.
Dentre as suas obras destacam-se “Os Açores na História de Arte”, “O Aeroporto de Ponta Delgada – 40 anos de História” e “Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel”.
Segunda-feira à noite um email de Onésimo T.Almeida cruzou o Atlântico falando da morte de Fátima Sequeira Dias.
Tomamos a liberdade de reproduzir suas palavras,comungando o sentimento de profundo pesar, tristeza e saudade:
“Amigos,
Este e-mail é para dar a vocês a notícia triste do falecimento da Professora Fátima Sequeira Dias. Acabam de me comunicar a notícia e, embora a esperasse porque tenho acompanhado o definhar-se dela, havia sempre uma luzinha de esperança. Agora não há mais.
Foi-se aquele poço de energia, aquela jovialidade, aquela boca de trapos, trabalhadora incansável, investigadora a sério, curiosa ao extremo, persistente vasculhadora de documentos, generosa e divertida, divertida, divertida. Ela que nos contagiava com a sua vivacidade, apagou-se.
Aqueles que os deuses amam levam-nos jovens.
Saudades vai deixar.E muitas. Esteve aqui na Brown três meses na primavera e conquistou meio mundo.
O abraço que era para ela vai para vocês.
Onésimo”
O Blog Comunidades envia à família enlutada e aos colegas da Universidade dos Açores as nossas mais sinceras condolências e o nosso grande pesar por tão lamentável perda.
Lélia Pereira Nunes, Santa Catarina, Brasil
Irene Maria F. Blayer , Ontário, Canadá