Este conteúdo fez parte do "Blogue Comunidades", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.

ALMA AÇÓRICA NATALÍCIA — José Contente

<br /><br />A todos quantos participam neste espaço de partilha com os "nossos e nossas" da diáspora, desejo-lhes Boas Festas e Feliz 2013. <br /> <p>À Irene Blayer e à Lélia Nunes um abraço açórico pelo dinamismo,<br />bem-fazer e bem-saber, que agigantam a açorianidade! <br /><br />José Contente</p> <p> </p>

ALMA AÇÓRICA NATALÍCIA
 --- José Contente
 Jean Hey (1480-1500)

ALMA AÇÓRICA NATALÍCIA

Sem dúvida que em torno do Presépio inspira-se o cheiro do Natal. No passado, no Presépio pontificavam os pratos com trigo imitando pastos verdes, musgo, rochas, água, miniaturas de pessoas e animais dando vida ao ambiente físico recriado, até às imagens na gruta com o galo empoleirado…Tempo de muito artesanato, de “azevim”, de luz de azeite, milho torrado, licor de tangerina , aguardente, figo passado e canja de galinha…até às variadas iguarias de hoje! Com mais ou menos comida e prendas, o Natal sempre foi tempo de aquietar a maldade e de exercitar a bondade…Continua a ser assim, pela força a mensagem, da tradição e numa dimensão menos genuína, mas real, do comércio, ou seja, da luta incessante entre o “ser, o estar” e o “ter”…